sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Fractais



A geometria fractal � o ramo da matem�tica que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situa�es que n�o podem ser explicadas facilmente pela geometria cl�ssica, e foram aplicadas em ci�ncia, tecnologia e arte gerada por computador. As ra�zes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as defini�es tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.
Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) � um objeto geom�trico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais t�m infinitos detalhes, s�o geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padr�o repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.
O termo foi cunhado em 1975 por Beno�t Mandelbrot, matem�tico franc�s nascido na Pol�nia, que descobriu a geometria fractal na d�cada de 70 do s�culo XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.


Seria bastante interessante tanto para os alunos quanto para os professores adicionar o estudo dos fractais a mat�ria de matematica do ensino m�dio pois os fractais � matematica dentro de oforma exuberantes.

Nenhum comentário: